LIGUE JÁ
22 61 61 050

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Reparação de Caldeiras Vaillant

Fazemos a reparação da sua caldeira Vaillant no grande Porto. Peça-nos um orçamento!

Manutenção Corretivas e Preventivas

A competitividade do mercado exige que as empresas procurem de forma contínua a melhoria nos processos e a redução de custos. Num cenário em que a economia está fraca e investimentos estão sendo cortados, aumenta a importância das manutenções preventiva corretiva e preventiva para alcançar esses objetivos. Mas o que são essas manutenções? Qual é sua importância e que benefícios trazem? Quais são as melhores práticas?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada antes que apareçam defeitos nos equipamentos, a fim de evitar que eles tenham que ficar sem funcionar e, com isso, que o seu funcionamento seja interrompido. Para isso, tem que se ter em conta dados estatísticos para determinar quando vai ser necessário intervir e quais as medidas que devem ser tomadas. Um exemplo simples é limpeza dos queimadores, que deve ser realizada depois de determinado período de tempo.

Manutenção corretiva

manutenção corretiva é aquela a que já estamos habituados, que ocorre depois de o equipamento falhar ou deixar de funcionar. Como o próprio nome diz, ela é feita para corrigir um problema já existente. Um exemplo é quando a pressão do circuito primário aumenta muito e a válvula de segurança começa a verter. O problema de contar apenas com esse tipo de manutenção é que,o equipamento estragado, deixará de funcionar durante o tempo em que ele permanecer parado para reparos.

Importância e benefícios de ter um plano de manutenção

A principal importância é a segurança, pois equipamentos com manutenção em dia tendem a ter menos avarias. Isso é excelente para o colaborador, que se sente mais seguro e valorizado. Além disso, o cliente beneficia de modo a ter um equipamento com menos avarias, com sua maior durabilidade e com a redução de custo, pois o custo da manutenção é menor que o de aquisição de peças novas.

Melhores práticas de manutenção

Para garantir que sua manutenção seja bem feita, é importante ficar atento a alguns detalhes. Antes de tudo, garanta que está a adiquirir equipamentos normatizados e solicite da parte do fornecedor apoio em informações para procedimentos de uso e manutenção padrões. Além disso, tenha um plano de manutenção e faça uma checklist de tudo o que deve ser verificado. Ainda, registe todas as ordens de serviço, preferencialmente por meio de softwares, e adote relatórios de não conformidades. Agora que você já sabe o que são manutenções preventiva e corretiva, aproveite para verificar os conteúdos dos nossos contratos de manutenção!


ESTAMOS PRESENTES